• Zamboni Travassos

Impacto do BIM: Estudo de Caso

Avaliação do impacto da implantação do BIM em escritórios de arquitetura: Estudo de caso no Centro de Estudos e Projetos de Engenharia Militar.



Este trabalho tem o objetivo de analisar as mudanças no processo projeto, estudando-se dois projetos similares, utilizando o processo tradicional em CAD e o processo de projeto em BIM. No projeto desenvolvido por meio da tecnologia tradicional CAD, o principal problema identificado foi a repetição do fluxo de processos do projeto básico do empreendimento, tornando o trabalho dispendioso. Além disso, para realizar o projeto existiu a necessidade de contar com apoio de outros desenhistas. Ainda assim, o processo de projeto extrapolou nove meses do prazo previsto inicialmente.

Observou-se a redução de 70% do prazo em relação ao método tradicional, além de reduzir em 50% o pessoal envolvido no projeto.

Já o projeto em BIM apresentou uma metodologia mais eficaz cuja atualização dos dados era feita por modelos paramétricos dos elementos construtivos, permitindo o desenvolvimento de alterações dinâmicas no modelo gráfico, com reflexos em todos os desenhos, tabelas e planilhas associadas. Outro diferencial nesse novo processo de projeto é que o arquivo gerado, a partir da parametrização, criou quantitativos discriminados a partir de itens da especificação, facilitando o trabalho de quantificação para orçamento do arquiteto e/ou projetista.


Neste trabalho, a partir da análise de dois projetos similares realizados com métodos de projetação diferentes, foi feito um estudo comparativo no intuito de identificar as mudanças no resultado final. Observou-se a redução de 70% do prazo em relação ao método tradicional, além de reduzir em 50% o pessoal envolvido no projeto. Com isso, percebe-se que a nova metodologia estabelece melhorias em aspectos relevantes do projeto cujo resultado é o aumento da eficiência na entrega do produto.


Contudo, é importante frisar que a mudança dos processos seja, aos poucos, estabelecida de forma contínua. Sendo assim, é necessário que uma equipe de implantação da plataforma seja formada, capacitada e que seus estudos e trabalhos gerem relatórios e orientações de trabalho, viabilizando a evolução do trabalho colaborativo, a otimização da produtividade e a melhor qualidade do produto final.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo