• Zamboni Travassos

Empresas estrangeiras dominaram o mercado nacional BIM ?

Atualizado: 14 de Ago de 2019

Indiscutivelmente, o BIM vêm sendo tratado como uma metodologia de trabalho que irá trazer grandes transformações no setor da construção civil do Brasil. Com a finalidade de acelerar este processo, o governo federal instituiu a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, que têm o objetivo de difundir os seus benefícios além de coordenar a estruturação no setor público, porém apesar das iniciativas do governo parte do mercado nacional demonstra resistência em implementar o BIM em seus processos organizacionais.  

Pode-se citar, dentre várias causas, a cultura organizacional como fator impeditivo na implementação do BIM nas empresas. Em geral, observa-se que o tema não tem o mesmo destaque que a tecnologia e os processos no contexto BIM. No entanto, a avaliação da cultura organizacional pode esclarecer os motivos pelos quais as empresas insistem em manter os seus processos convencionais de projeto. Diante disso, ao se estudar as características culturais de uma determinada empresa, é possível traçar uma estratégia para disseminar o BIM nos escritórios de projetos e construtoras.

Para melhor elucidação do problema, realizou-se uma pesquisa avaliando a cultura organizacional de algumas construtoras no município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro


Segundo a pesquisa, a resistência origina-se no desconhecimento do “novo”, que naturalmente, conduz a insegurança e desconfiança dos profissionais. Outro ponto importante é o fato da necessidade de remodelar a estrutura organizacional, o que de alguma forma, aumenta o desconforto de toda a equipe empresarial. Além disso, a incerteza que a metodologia BIM garantirá resultados positivos contribui para que as empresas se mantenham conservadoras, apesar das vantagens já comprovadas no mercado da construção civil.

Em contrapartida, é importante ressaltar que o desinteresse ou falta de esforço de algumas empresas em implementar o BIM não é um fator pontual, mas sim, uma variável complexa que envolve diversos fatores. Dentre estes fatores, podemos citar o alto investimento em softwares, hardwares, treinamento, suporte técnico, consultorias externas, que desencorajam, muitas vezes, o empresário a assumir o compromisso de renovar a estrutura de trabalho da empresa.

Apesar dessas dificuldades, percebe-se que o mercado brasileiro se movimenta para essas mudanças estruturais e culturais, influenciado pelo mercado internacional, que já vem introduzindo o BIM, como por exemplo: EUA, Alemanha, Canadá, Reino Unido, Rússia e etc. 

Resta saber se as empresas e escritórios de projetos irão realizar a tomada de decisão estratégica, conscientizando toda equipe das vantagens e melhorias da metodologia BIM, ou seremos obrigados a ver empresas estrangeiras dominando o mercado nacional.  

https://www.zambonitravassos.com/forms-download


Linkedin


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Solicite gratuitamente um orçamento

+55 21 9 9995-7898

contato@zambonitravassos.com

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube