• Zamboni Travassos

BIM na Obra: Estudo de Caso

Influência quantitativa e qualitativa para implementação parcial da metodologia BIM em obra residencial em Nilópolis/RJ: Estudo de caso

Comparativo entre levantamento de materiais feito pelo Revit e AutoCAD.

O objeto de estudo foi um edifício residencial de 17 pavimentos em concreto armado, em etapa de construção em Nilópolis/RJ. Foram realizadas as modelagens completas dos projetos de arquitetura e estrutura, e parcial para o projeto de instalações hidrossanitárias. Após os modelos virtuais criados, foi realizada a compatibilização entre projetos, quantificação de materiais e planejamento 4D visando acompanhar a obra em andamento.

Com relação ao quantitativo de materiais APENAS para o concreto (...) observou-se uma economia de aproximadamente R$ 80.000,00.

Com relação ao quantitativo de materiais APENAS para o concreto, quando comparado ao quantitativo que era feito da maneira tradicional na obra, observou-se uma economia de aproximadamente R$ 80.000,00 para a obra toda, com o levantamento de materiais preciso da modelagem 3D.

Além disso, a quantificação feita virtualmente colaborou para um aumento no controle de qualidade da obra, uma vez que os operários passaram a se preocupar mais com as perdas na concretagem. Com relação a compatibilização de projetos, foram identificados erros grosseiros em alguns projetos, ao ponto da empresa contratar novos projetistas para refazer os projetos em questão, de tal forma que imprevistos e retrabalhos foram eliminados na etapa de construção. Nesse sentido, a implementação PARCIAL da metodologia BIM acarretou em vantagens não só em termos de CUSTO, como também em TEMPO. Vale ressaltar que o custo de implementação BIM nesta obra foi superado apenas com a economia no quantitativo de concreto.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Solicite gratuitamente um orçamento

+55 21 9 9995-7898

contato@zambonitravassos.com

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube