• Zamboni Travassos

BIM e Alvenaria Estrutural

Atualizado: 27 de Jul de 2018

Aplicação da metodologia BIM em projetos em alvenaria estrutural: Análise da Literatura e Estudo de Caso

Este trabalho foi uma parceria nossa com o engenheiro Helder Bezerra, da SOTEC Engenharia.


O trabalho aborda a utilização da metodologia BIM com foco para o método construtivo de Alvenaria Estrutural, destacando suas vantagens e desvantagens. Os temas, isoladamente, foram estudados e analisados a fim de elucidar como o processo unindo ambos poderia ser integrado. Para validação do trabalho, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura com o objetivo de analisar imparcialmente dados e informações sobre a inserção dos temas nos meios acadêmico e profissional.

NÃO há uma evidente conexão científica entre os universos BIM e Alvenaria Estrutural

Como resultado, conclui-se que não há uma evidente conexão científica entre os universos BIM e Alvenaria Estrutural, sendo limitado o número de publicações. Dessa forma, são necessários mais estudos acadêmicos direcionados para esse gap científico para validação prática da utilização BIM em projetos em AE.


Posteriormente, foi realizado o estudo de caso de um edifício residencial de 8 andares em alvenaria estrutural, localizado no Brasil. Foi modelado todo o projeto arquitetônico e estrutural no Revit e depois exportado via formato .IFC para ferramentas específicas de cálculo estrutural (Robot e SAP2000). Após realização de testes de importações e exportações entre programas, foram constatadas falhas de interoperabilidade relacionadas às coordenadas dos pontos, aos carregamentos aplicados e condições de apoio.

(...) foram constatadas FALHAS de interoperabilidade

Nesse sentido, o estudo aponta para a necessidade de melhorias nos softwares com vista em melhor associar o método da AE com o sistema BIM.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo